O MtGox está por trás do movimento de preços de empacotamento do Bitcoin?

Posted by: admin - Posted on:

Como o preço do Bitcoin apreciado em novembro, havia esperanças de que o cripto líder pudesse finalmente quebrar seu recorde estabelecido há três anos.
Essas esperanças foram frustradas quando a BTC tentou e falhou repetidamente em quebrar seu antigo recorde. Ao mesmo tempo, a questão recorrente envolvendo o MtGox apareceu novamente. Desta vez, há alegações de que a saga que durou mais de seis anos pode finalmente ter terminado. Então, quais são as ligações entre o MtGox e a queda do preço do BTC?

O que é o MtGox?

O Mt. Gox foi uma plataforma de troca de moedas criptográficas japonesa que operou entre 2010 e 2014. O MtGox que significa Magic: The Gathering Online Exchange foi criado por Jed McCaleb (2007), como um lugar para os entusiastas do popular jogo de cartas para passear e trocar cartões.

Em 2010, Jed McCaleb entrou na moeda criptográfica (Bitcoin), e as pessoas começaram a trocar cartões usando BTC na plataforma. A partir daí cresceu para se tornar uma troca de moedas criptográficas. Na época, o BTC era uma das únicas criptos ao redor com MtGox era responsável por lidar com mais de 75% de todas as transações do BTC.

Os MtGox Hacks

Em 2011, devido a deficiências em seu sistema de segurança, os hackers roubaram credenciais que poderiam usar para transferir o BTC da bolsa. Em ondas múltiplas (de 2011 a 2013), um total de 850.000 BTC foi roubado. Em 2014, a troca criptográfica anunciou a falência.

O administrador da MtGox

Após os hacks, seguiram-se as ações judiciais e muitas especulações. A troca criptográfica está em tribunal desde 2014, tentando resolver os proprietários do BTC perdidos durante os hacks. Foi anunciado que os 140.000 BTC foram salvos do hack e que seriam devolvidos aos proprietários.

Em 2016, Nobuaki Kobayashi foi nomeado como curador de reabilitação da MtGox para ajudar na devolução da BTC aos seus proprietários. As pessoas com reivindicações válidas a seus BTC armazenadas no malfadado intercâmbio foram solicitadas a enviar suas informações. As pessoas enviaram suas informações, no entanto, o caso se arrastou por anos.

Como o MtGox está afetando o preço do Bitcoin?

Neste ponto, você será tentado a perguntar, como uma troca de moeda criptográfica fracassada afeta o preço atual da Bitcoin? Bem, há um padrão que poderia explicar o recente declínio da Bitcoin. Houve um anúncio de que os proprietários do BTC da MtGox receberão suas apostas de volta antes de 15 de dezembro.

Em agosto de 2019, a Bitcoin estava negociando bem acima de 11.000 dólares. O mesmo anúncio foi feito em setembro daquele ano, e o preço da BTC levou um mergulho no nariz. Em dezembro, a Bitcoin estava trocando de mãos abaixo de $6.000.

Embora pudéssemos estar olhando para uma coincidência, o mesmo padrão de anúncio e queda de preços pode ser notado em 2018 e 2017.

Os Investidores Institucionais e o Caso MtGox

Há especulações de que vários investidores institucionais estão cientes do caso MtGox, e estão interessados em comprar o BTC dos proprietários após a sua devolução. As pessoas tiveram que esperar por 6 anos para ver suas moedas devolvidas, e é mais do que provável que vendam suas participações agora que elas cresceram mais de mil vezes.

O caso do MtGox pode ser apenas mais uma coincidência. Entretanto, não se pode negar que atirar um total de 140.000 BTC ou 2,6 bilhões de dólares no mercado (ou fora dele) causará transtornos.